Outros conceitos aplicados a saúde
Internet das Coisas na saúde: este conceito descreve o universo de objetos conectados à internet e suas atribuições. São diversas as aplicações da Internet das coisas (IoT) na saúde, com benefícios para pacientes, pesquisadores, instituições e profissionais de saúde. Ela proporciona a coleta de dados de forma autônoma e contínua e já realidade para hospitais, indústrias e empresas de tecnologia, que têm se unido para desenvolver dispositivos socialmente relevantes. Ela permite o registro autônomo de informações, monitoramento contínuo do paciente, facilidade no compartilhamento de dados maior acesso às informações sobre saúde, armazenamento automático na nuvem, histórico médico mais completo, com apoio a diagnósticos assertivos.
Machine Learning na saúde: é o “aprendizado da máquina”, que permite a execução de diagnósticos mais precisos a medida em que a máquina reconhece padrões áudio e visuais, e associa com milhares de informações que são continuamente alimentadas para favorecer a acurácia da aprendizagem.
Teleconsulta e/ou Telemonitoramento em saúde: é uma modalidade de atendimento realizado à distância tendo como recurso as plataformas digitais através da rede mundial de computadores. Os atendimentos e monitoramentos podem ser realizado mesmo sem a presença física do profissional de saúde.
Plataformas eletrônicas (ou digitais) de Saúde: São os processos eletrônicos que interligam as informações de saúde do usuário. O principal objetivo das plataformas de saúde é centralizar os processos necessários para um determinado procedimento, favorecendo o uso das informações de saúde em várias instituições e sistemas.
Robótica na saúde: são todos os sistemas que substituem a ação humana na execução de movimentos. Está presente em microcirurgias de alta precisão até em próteses que permitem mobilização de membros e tronco.
Referências:
Dash S, Shakyawar SK, Sharma M, Kaushik S. Big Data in healthcare: management, analysis and future prospects. J Big Data [Internet]. 2019;6(1).
Habte, ML; et al. The Big Data Dilemma: Compliance for the Health Professional in an Increasingly Data-Driven World. Journal of Health Care Compliance. 17, 3, 5-12, May 2015. ISSN: 15208303.
Hulsen T, Jamuar SS, Moody AR, Karnes JH, Varga O, Hedensted S, et al. From Big Data to precision medicine. Front Med. 2019;6(MAR):1–14.
e-Dysphagia
Copyright © 2023 e-Dysphagia – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.